quinta-feira, 17 de maio de 2012

Dia 21: "Alice" e "Mulholland Drive"

Antecipamos o primeiro dia deste ciclo tal como iremos antecipar os demais dias, isto é, convidando o leitor a escutar um fragmento da banda musical do filme que iremos apresentar.

Dia 21 (próxima segunda), dia 1 do nosso "Música para Filmes", abre, às 18h, com uma homenagem singela a Bernardo Sassetti, o pianista, músico de mão cheio, e o pianista para filmes, alguém que sabia fazer dos filmes uma extensão, muito natural, do seu trabalho - que imagens vemos na sua música que não vemos no filme, além (ou aquém) dela? Poderemos especular um pouco sobre isto, mas sem nos esquecermos da dimensão humana de Sassetti, do seu passado marcado por uma generosidade fora dos tempos e uma entrega ou uma "fome de acção" que diríamos ser contra-corrente ao país. 

A projecção de "Alice" será embalada por estas questões, que irão ser abordadas, nem que abreviadamente, pelo Professor Manuel Deniz Silva e pela Professora Margarida Medeiros: de um lado, a análise musical da imagem; do outro, uma aproximação à pessoa e às imagens que dela podemos ou devemos guardar.



A seguir, às 20h30, passamos "Mulholland Drive", de David Lynch, musicado pelo seu eterno compositor Angelo Badalamenti

Na lista de filmes que apresentámos aos alunos de ciências musicais, a frase que lançava o mote da discussão em torno do filme de Lynch era: Badalamenti e a ambientação musical dos pesadelos de LynchCarlos Quintelas, o aluno que irá apresentar a sessão e que estará presente na sala para discussão depois da projecção, proporá uma réplica a esta nossa sugestão. Boa audiovisão!

Sem comentários:

Enviar um comentário